O que é Networking?
Vamos definir como:
Networking de negócios é a prática de construir relacionamentos com indivíduos e empresas para fins profissionais. Envolve a troca estratégica de informações e recursos para criar conexões que podem ser mutuamente benéficas.
Em outras palavras, Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O que é networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.
Networking favorece o aumento na geração de oportunidades de negócio.
Um bom networking favorece também a identificação de prospects (cliente em potencial) e, consequentemente, o aumento na geração de oportunidades de negócio. Se você souber se relacionar bem com o seu público de interesse, ZapMania Clube de Negócios pode se tornar uma ferramenta fantástica e será possível aumentar as vendas e promover o crescimento do seu negócio. Um bom networking pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional por meio da convivência e do apoio de pessoas com propósitos e objetivos similares. Networking é uma palavra de origem inglesa que indica a capacidade de estabelecermos uma rede de contatos com outras pessoas, seja para conseguir uma parceria, um novo cliente ou outras possibilidades. Basicamente, podemos dizer que ela remete ao poder da criação de conexões.
Networking: não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece.
Entenda a importância do Networking para sua empresa
ter uma boa rede de relacionamento hoje é essencial para qualquer empreendedor. Apesar de ser geralmente associado apenas a eventos que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking pode se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio.
O Networking consiste em manter contato com outros profissionais. Não basta entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, não funciona entrar em um jogo de número de interações. Para ser memorável, preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.
Como manter contato com outros profissionais em um Networking eficaz
A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas que da quantidade de pessoas que está nela. Em uma palestra, conferência, cursos e outros eventos que favorecem o networking, busque um envolvimento com pessoas novas, ao invés de se manter em grupos conhecidos. Tente fazer perguntas sobre a outra pessoa, em vez de falar de si e do seu negócio logo de início. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.
Para manter um contato vivo, uma comunicação recorrente é importante. Mesmo um lembrete de aniversário ou um artigo que possa acrescentar à conversa que vocês tiveram fazem a diferença. Como consequência, não só seu negócio vê os benefícios caso parcerias profissionais sejam estabelecidas, como a troca de conhecimento pessoal tende a ser enriquecedora, quando o relacionamento é autêntico. Ele também transcende as empresas em que vocês estão, ou seja, mesmo em outros momentos de vida, seus contatos podem vir a ser úteis.
Como empreendedor, o Networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Mas não apenas isso, pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos. Cultivando conexões genuínas, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões e são referenciados. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.
Autor: Endeavor (Brasil)
Networking: como criar conexões que abrem portas e fecham novos negócios.
Sócios, investidores, clientes, parceiros e mentores: todos eles chegam até você por meio de conexões. Por isso, fazer networking é mais do que colecionar contatos, é criar e nutrir uma rede de pessoas com quem você pode contar.
Você chega às 7h e sai às 20h. Vai da empresa para casa, de casa para a empresa. Parece distante se imaginar participando de um happy hour com outros empreendedores, tirando um dia para um evento do seu setor ou marcando um café no meio da tarde com alguém. Mas são hábitos como esses que 0 conectam a pessoas e ideias que ampliam sua visão de mundo — e o ajudam a enxergar seu próprio negócio por uma nova perspectiva.
O empreendedor que enxerga o valor estratégico do networking tem mais facilidade em conquistar novos clientes, se conectar a investidores, validar sua ideia com especialistas do mercado e, sobretudo, ser ajudado nos desafios do seu negócio.
Para muitos empreendedores, networking é consequência, não prioridade. O grande desafio está em valorizar a construção contínua dessa rede e tratá-la de forma estratégica: entender de quem você quer se aproximar, com qual objetivo e o que pode oferecer em troca. Para isso, antes de tudo, comece entendendo o que não fazer.
Autor: Endeavor (Brasil)
O melhor jeito de (não) fazer networking.
Enxergar o LinkedIn como o Facebook profissional.
O LinkedIn pode ser visto como uma agenda de telefone moderna, colecionando contatos e centralizando o relacionamento. Muita gente vai a um evento, pega o cartão, adiciona no LinkedIn e acredita que assim está montando sua rede. Mas, na prática, a rede só importa se aquela pessoa se lembrar de algo positivo que você já fez.
Está nas suas mãos filtrar os convites que recebe todos os dias para ter conexões com mais significado. Assim, quando alguém pedir para ser conectado com uma pessoa que está no seu LinkedIn, você saberá avaliar se essa conexão seria positiva para os dois lados. Quando você mal conhece as pessoas que estão ali, não consegue extrair o benefício que a rede oferece.
Procurar as pessoas somente quando você precisa de algo
Contribuir ativamente com a rede dá crédito e legitimidade a você. Não apenas porque essa é a forma mais gostosa de criar laços e nutrir relacionamentos, mas também porque é a forma mais eficiente. As pessoas mais utilitaristas têm uma história curta no mercado.
Nesse sentido, uma conexão por e-mail que você faz, uma indicação de vaga, um artigo que você leu e lembrou de alguém ou um café marcado para ajudar outro empreendedor em seus desafios são pequenas ações que estão ao seu alcance, exigem pouco investimento de tempo e podem criar um sentimento de gratidão duradouro em quem é ajudado. Mesmo que você não receba nada em troca imediatamente.
Deixar de responder as pessoas por e-mail
Deixar as pessoas sem resposta atrapalha o networking. Mesmo que não seja imediatamente interessante para você ou pareça um incômodo, negativas educadas e respostas gentis constroem uma imagem positiva, que vai se espalhando por onde estiver. A pior coisa é ouvir: “Mandei um e-mail para ele, e nunca me respondeu.”
Se você recebe com frequência e-mails muito semelhantes de fornecedores e parceiros, por exemplo, crie templates de respostas para que não fiquem parados. Em muitos casos, existem aplicativos que identificam quantas vezes a pessoa abriu e leu o mesmo e-mail, mesmo sem respondê-lo. Seria como visualizar e não responder no Whatsapp: a pessoa sabe que você viu e escolheu não dar uma devolutiva.
Perder a oportunidade de deixar uma marca
Muitas vezes, aquele cara que entra dando cotoveladas para trocar cartão é o que esquece a oportunidade de deixar uma marca. De certa forma, o empreendedor precisa desenvolver uma simpatia genuína no relacionamento com os outros. De um jeito natural, o que mais cria conexão é o brilho no olho.
Comece perguntando aos amigos mais próximos qual é a primeira impressão que você deixa, baseado nas experiências deles. Com esse diagnóstico, identifique como você pode melhorar a postura, a fala ou a sua introdução para gerar um sentimento positivo em quem te escuta. Invista também na construção de um pitch sobre a sua empresa que seja rápido, claro e interessante.
Pitch: Ele é marcado por ser um discurso objetivo e de curta duração, usado para fazer com que o cliente em potencial se interesse pelo produto ou serviço oferecido. Para isso, é preciso mesclar gatilhos, perguntas e informações adequadas ao momento da abordagem, pensando no estágio da jornada de compra em que o contato está.
Falar mais do que ouvir
Quando você tem nas mãos poucos minutos em um evento, no elevador ou no corredor, é natural que você queira se apresentar, falar de sua empresa e de seu produto. Porém, cuidado para que a conversa não se torne um monólogo. Faça perguntas relevantes, demonstre o interesse nas respostas e conecte-se de verdade com a fala, a postura e o jeito da outra pessoa.
A ansiedade pode fazer com que você perca a oportunidade de ouvir, já que você pode ficar ocupado demais pensando sobre o que dizer a seguir.
No momento em que você se conecta com o que o outro diz, consegue entender melhor seu jeito de ser e sua personalidade — mais direto ao ponto ou idealista, tímido ou expansivo, por exemplo. Dessa forma, pode adaptar sua própria fala a esse estilo, diminuindo ou aumentando a velocidade da sua fala, cortando ou estendendo o assunto e direcionando a conversa para atingir seu objetivo, seja a troca de cartão, um café marcado ou um convite.
Autor: Endeavor (Brasil)
3 passos para desenhar sua estratégia de networking.
Levam-se anos de experiência e dezenas de crachás de eventos, mas os empreendedores com uma rede de contatos fortalecida são aqueles que tratam o networking de forma estratégica.
1) Eles sabem o que querem: sair do ponto A e chegar ao ponto B;
2) Mapeiam o universo de pessoas que podem ajudá-los nisso: clientes, fornecedores, mentores, investidores ou potenciais colaboradores;
3) Abordam essas pessoas de forma metódica mostrando a importância que podem ter nessa jornada.
Autor: Endeavor (Brasil)
Práticas de networking para começar agora.
1) Compartilhe o que você está lendo
Quando você receber uma newsletter interessante, ler um artigo ou ver um vídeo que possa interessar alguém da sua rede, envie para essa pessoa de forma personalizada.
No e-mail ou na mensagem de WhatsApp, faça questão de dizer:
“Lembra que você comentou isso comigo? Talvez isso seja interessante pra você.”
Em vez de compartilhar o artigo pelo Facebook ou LinkedIn, coisa que você também pode fazer, esse tipo de mensagem nutre de forma mais significativa as relações que você constrói.
2) Faça almoços, cafés e reuniões pequenas
Em vez de fazer com uma única pessoa, reúna duas ou três para dar mais vida ao encontro. As duas pessoas que não se conheciam acabam começando ali uma relação em que você é o conector. Nesses casos é preciso ter uma sensibilidade extra para fazer o ‘matching’, mas com certeza é uma prática mais eficiente do que uma introdução por e-mail.
3) Esteja disponível pra ajudar as pessoas quando elas mais precisam
Quando uma pessoa está em transição de carreira ou iniciando um novo negócio, por exemplo, está mais vulnerável a qualquer tipo de ajuda. Esse é um momento em que uma dica ou uma conexão podem ter um impacto gigante. Às vezes, três minutos para pensar em quem são as pessoas da sua rede que podem ajudá-la já fazem diferença para aprofundar sua relação.
4) Use cada pessoa que você conhece para conhecer uma nova
Comece com a rede que você já tem hoje: clientes atuais, antigos sócios ou mesmo amigos que fizeram faculdade com você. Use cada uma dessas pessoas para expandir sua rede. Quem eles conhecem que poderia ser um potencial investidor? Será que seu cliente atual não pode indicá-lo para um novo? E o amigo da faculdade, será que pode contratá-lo como fornecedor?
5) Faça sempre o follow-up depois do primeiro contato
Envie um e-mail agradecendo pela conversa, mas inclua sempre uma proposta de ação no final para engrenar a conversa. Se você conversou com alguém em um evento sobre um desafio específico da sua empresa, lembre-se de mandar uma mensagem depois contando o que você fez depois da conversa, mas não pare por aí. Se for uma mensagem de atualização, poderá se encerrar com uma resposta de agradecimento. E nunca mais vocês vão se falar. Aproveite para convidar a pessoa para um café, com a intenção de aprofundar a conversa, ou faça mais uma pergunta que surgiu depois quando você estava refletindo sobre o assunto.
6) Faça dos eventos que você participa uma fonte de novos contatos
Se você quer conhecer novas pessoas, tem que ir aonde as pessoas se encontram. Hoje, existem infinitas oportunidades para fazer networking, mas isso não significa que você precise abraçar todas:
Mapeie os eventos mais conhecidos do seu setor: feiras, convenções, simpósios, festivais, hackathons, palestras ou meetups
Liste seu objetivo e o tipo de pessoa que você deseja conhecer: novos clientes, possíveis fornecedores ou investidores
Faça uma lista daqueles eventos que são mais estratégicos para você participar, de acordo com a presença dessas pessoas
Saia de casa, antes do evento, com uma lista de quem gostaria de conversar, mas também deixe espaço para conhecer novas pessoas por meio da indicação de conhecidos ou da oportunidade que surgir ao longo do evento
Vá com o pitch na ponta da língua e veja essa conversa como a primeira camada de conexão. Se for positiva, é provável que você trocará cartões com a promessa de voltarem a se falar por e-mail ou pelo LinkedIn.
Muitas vezes, imerso na rotina da operação do seu negócio, o empreendedor deixa passar datas importantes em que o mercado se reúne para falar das tendências, fechar novos negócios e dar o tom do que está acontecendo no mundo para sua empresa ficar conectada. Nessa troca com o ambiente você entende o movimento da concorrência, a oportunidade de crescimento da sua empresa e, mais importante, como sua estratégia reflete a velocidade do mercado.
Além disso, as comunidades, associações, espaços de coworking e grupos de interesse são excelentes catalisadores para você descobrir novos contatos, se aproximar de grandes nomes do mercado e aprender com quem vive uma jornada parecida com a sua.
Autor: Endeavor (Brasil)
Networking: 10 dicas para construir uma rede profissional poderosa.
Escrito por Williane Magalhães
Manter contatos com os colegas de profissão é indispensável para progredir na carreira. Entenda como fazer o networking.
Para se destacar no ambiente corporativo, é importante construir o networking. Esse termo se refere a uma rede de contatos profissional, em que você interage com vários colegas, troca experiências e passa a ser visto. Mais do que isso, tem a chance de se tornar uma referência.
É por esse motivo que adotar essa prática pode potencializar muito o sucesso da sua carreira profissional. Afinal, ela ajuda a gerar oportunidades e a conhecer pessoas que você nem imaginava.
Isso é importante tanto para se conseguir uma vaga melhor, uma promoção no trabalho atual ou até mesmo para criar parcerias visando ao empreendedorismo. Portanto, qualquer pessoa deve realizar o networking, se quiser fortalecer o digital branding e a sua marca corporativa ou pessoal.
Para ajudar nessa empreitada, criamos este conteúdo com as informações sobre essa prática, 10 dicas para construir a sua rede profissional e os erros que precisam ser evitados. Continue lendo e saiba mais.
O que é networking?
O networking é o termo utilizado para definir o desenvolvimento de uma rede de contatos. O objetivo é que as pessoas troquem informações, conhecimentos e experiências. Dessa forma, é possível estimular negócios e parcerias, patrocinar ideias e contribuir para o crescimento profissional de todas as partes envolvidas.
Por isso, essa é uma ferramenta profissional, que pode ser utilizada em qualquer nível hierárquico. Além disso, não é utilizada apenas em um segmento de atuação. É possível adotá-la de maneira ampla, por qualquer profissão e em todos os cargos.
No ambiente corporativo voltado para o que é empreendedorismo, é ainda mais relevante. Isso porque você cria conexões úteis e parcerias para o seu negócio. Porém, o relacionamento ainda vai além, porque as ações têm objetivos mais amplos do que o crescimento da empresa. Afinal, também existe o lado pessoal, que é fortalecido nesse cenário.
Qual a importância do networking?
O estabelecimento de uma rede de contatos é tão importante que existe até uma rede social com esse objetivo: o LinkedIn. Seja nesse ambiente virtual, seja no físico, o fato é que o mundo conectado gera oportunidades para quem sabe aproveitá-las. Por isso, expandir o seu relacionamento é a chance de fazer seu negócio se destacar.
Isso porque você faz conexões sinceras e de qualidade. Por isso, o seu foco não deve ser a quantidade de contatos, mas sim se realmente está em contato com eles e se é possível criar algo a partir disso.
Afinal, você deve efetivar um verdadeiro relacionamento, em vez de cultivar apenas pessoas aleatórias. Para entender a diferença, basta pensar no empreendedorismo. Se você vai começar um negócio, precisará de auxílio para viabilizar a ideia.
Com o networking, consegue fazer parcerias e/ou ter investimentos para sua startup. Por exemplo, por meio do Investimento Estrangeiro Direto (IED). Por sua vez, se tem apenas contatos, contará com potenciais clientes. No entanto, eles não trarão benefícios reais para a sua empreitada em um primeiro momento
Por tudo isso, vale a pena desenvolver essa rede de contatos. Ela também pode ser firmada com profissionais de outros países para que você possa prestar serviços para o exterior. Tudo depende dos seus objetivos.
Como fazer networking?
Assim que você entende por que vale a pena fazer uma rede de contatos, está na hora de saber como colocar essa iniciativa em prática. Lembre-se de que qualquer profissional deve estabelecer essas conexões.
Além disso, elas podem ser firmadas em vários locais. Por exemplo, em um MBA, em um evento ou feira de negócios, na exportação de serviços para o exterior e em várias outras situações. Com isso em mente, veja como aplicar o networking no seu dia a dia.
1. Tenha objetivos claros
Estabeleça bem o que você pretende alcançar com a sua rede de contatos. Os objetivos podem mudar ao longo do tempo. Por exemplo, em um primeiro momento, você pode buscar uma recolocação profissional. Porém, alguns meses ou anos depois, será possível focar no empreendedorismo.
Qualquer que seja a opção, o propósito é ter uma fala mais direcionada. Afinal, o networking não é uma amizade. Ter precisão na linguagem ajuda a atingir melhores resultados e saber quais são os reais interesses. Dessa forma, também é uma maneira de respeitar o limite entre vida pessoal e profissional, e evitar constrangimentos.
2. Participe de feiras e eventos
Uma forma de se mostrar sempre presente é participar de feiras e eventos. Aproveite esses momentos para se conectar com outros profissionais e se tornar conhecido. Você ainda pode se envolver em palestras, congressos e outros encontros de negócios.
Tenha em mente que “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, coloque-se à frente dessas situações, sejam online, sejam presenciais. Os últimos são especialmente importantes, porque ajudam a fortalecer mais os relacionamentos e permitem trocar cartões de visita. Então, invista neles.
3. Faça uso das mídias digitais
As redes sociais mais usadas e outros canais online são úteis para fortalecer a sua presença digital. No entanto, foque mais a qualidade do que a quantidade. Isso porque o número de seguidores ou de interações nem sempre representa o potencial de fechar parcerias.
Então, o que fazer para ter sucesso? Vale a pena adotar boas práticas, confira abaixo!
Divulgue seus projetos e ideias. Essa é uma forma de compartilhar pensamentos, encontrar suporte e achar parceiros de negócio;
Mantenha seus perfis atualizados. Pouco importa se você usará apenas as redes sociais, se terá um site e um blog ou os canais adotados. Deixe as informações sempre em dia para evitar problemas;
Coloque várias informações nas suas redes sociais e faça postagens frequentes. Essa é uma forma de ser lembrado e se tornar uma referência;
Use os canais sempre de forma positiva. Seja um perfil pessoal, seja corporativo, posicione-se de maneira adequada, produza conteúdo e comunique seus valores. Especialmente, as redes sociais permitem conhecer melhor o seu mercado de atuação. Apenas evite ser invasivo ou desrespeitoso. Ou seja, se o seu interlocutor não der retorno, nunca insista;
Crie um calendário de publicações. Qualquer que seja o meio utilizado, elabore uma programação de postagens. Construir uma rede profissional passa por apresentar conteúdos frequentes, que demonstrem o seu conhecimento, compartilhem experiências, troquem informações e muito mais.
4. Busque pontos em comum
Interesses em comum são um bom ponto de partida em qualquer relacionamento de negócios. Por isso, vale a pena buscar pessoas com quem tenha afinidade. Assim, você cultivará apenas relações importantes e que podem agregar valor à sua carreira ou ao seu negócio.
Perceba que, com o networking, o propósito é se desenvolver nos âmbitos pessoal e profissional. Por isso, curta e comente postagens de pessoas que nem sempre são próximas, mas apresentam pontos de vista em comum com você.
Além disso, comece a formar a sua rede de contatos a partir das pessoas que já conhece. Com elas, você poderá interagir com outros profissionais, que farão a diferença na sua carreira. Ainda lembre de ouvir opiniões e experiências e estar aberto a isso para tomar decisões mais acertadas.
5. Crie uma rede variada
Ainda que você trabalhe em determinada área de atuação, converse com profissionais de outros setores. Eles podem trazer uma visão diferenciada sobre suas ideias e contribuir com os seus projetos. Ainda podem ser necessários para fechar parcerias voltadas ao empreendedorismo.
Por isso, aceite convites para reuniões, conversas, happy hours etc. Aceite feedbacks e respeite a concorrência. Isso porque eles são um benchmark a perseguir.
Aqui, também vale comparecer a coworkings. Esses ambientes de trabalho coletivos contam com profissionais de diferentes áreas, que podem gerar várias oportunidades. De toda forma, o propósito é ter uma rede de contatos ativa, que ajude a trazer credibilidade para o seu lado profissional e o torne uma autoridade no assunto, qualquer que ele seja.
6. Saiba diferenciar amigos de colegas de profissão
Os seus amigos também podem ser contatos profissionais. No entanto, é importante não confundir esses dois papéis. Os primeiros são pessoas com quem você tem afinidade, intimidade e afeto. Elas frequentam sua casa e sabem o que acontece na sua vida pessoal.
Por sua vez, os colegas de profissão apresentam interesses em comum com você e podem ter afinidade. Porém, não frequentam sua casa e têm conversas mais restritas às questões corporativas. Portanto, existe uma relação totalmente diferente daquela estabelecida com os amigos.
7. Esteja disposto a ajudar
O networking é uma relação de troca, bem ao estilo ganha-ganha. Assim como você recebe informações e dicas de seus contatos, também se disponha a ajudar sempre que necessário. A ideia é fazer a diferença e ter o reconhecimento de seus pares com relação à sua atitude.
Portanto, evite ser aquela pessoa que estabelece contato somente quando precisa de algo. Caso contrário, você pode não ganhar a ajuda que precisa no momento em que desejar. Afinal, passa a ser conhecido como interesseiro.
8. Mantenha frequência com os contatos mais importantes
Defina quais são as pessoas mais importantes do seu networking e mantenha contato periódico. Perceba que o networking nunca acaba. Por isso, não adianta apenas ter um profissional adicionado ao seu perfil nas redes sociais. Também é necessário conversar de vez em quando.
9. Mantenha sua lista de contatos atualizada
Cuide para que a sua lista de contatos esteja sempre em mãos com os contatos corretos. Por mais que isso seja difícil no dia a dia, mantenha os dados atualizados para acessá-los quando necessário.
A dica é ter uma planilha com os números certos salva na nuvem. Além disso:
Anote os dados de cartões de visita;
Adicione colegas de trabalho nas redes sociais;
Mantenha contatos antigos.
Ao fazer dessas práticas um hábito, você evitará problemas quando precisar entrar em contato com alguém.
10. Participe de grupos de discussão
Atualize-se sobre os assuntos da sua área e interaja com outros profissionais por meio de grupos de discussão. Mantenha-se ativo e mostre interesse para aumentar seu conhecimento e se destacar entre os pares.
Principais erros ao fazer networking
Apesar de tudo isso, muitas pessoas ainda cometem erros ao estabelecer contatos profissionais. Veja o que fazer ao fazer networking.
Egocentrismo
Evite deixar tudo sobre si. Assim como você deve compartilhar suas experiências e conhecimentos, também deve ouvir e ajudar outras pessoas. Ser egoísta é ruim em qualquer relação, especialmente se for profissional.
Esquecer o nome dos contatos
Todo mundo gosta de ser lembrado e ter o nome dos colegas de profissão é uma forma de demonstrar apreço e respeito. Quando você esquece desse detalhe, indica que está entrando em contato apenas por interesse.
Não alinhar expectativas nas relações
As parcerias e os contatos do networking sempre têm uma perspectiva. O objetivo é que todos contribuam entre si. Porém, de nada adianta manter uma conversa se você deseja um sócio para seu negócio e a outra pessoa quer uma vaga de trabalho.
Saber o que esperar de cada colega e o que precisa de cada um deles ajuda a evitar problemas na relação. Ao mesmo tempo, impede que você passe a impressão de ter somente interesses pessoais. Afinal, todos sabem o que esperar de cada contato.
Usar o e-mail como principal canal de networking
Apesar de ser indicado usar vários meios de contato, é importante variá-los. Utilizar apenas o e-mail é insuficiente. Também é importante estabelecer uma aproximação mais pessoal. Por isso, utilize esse canal para compartilhar alguns tipos de informações, conversar de vez em quando e trocar algumas experiências.
Não pedir favores
Muitas pessoas querem ajudar, mas se você não faz essa solicitação, fica difícil estabelecer um relacionamento. Portanto, deixe claro o que você deseja e não tenha receio em pedir auxílio. Inclusive, você pode usar a prática do Open Innovation para inovar e encontrar soluções por meio de parcerias relevantes.
Como fica claro, o networking é necessário, mas precisa ser bem estabelecido. Caso contrário, você pode prejudicar o seu relacionamento com os colegas de profissão. Porém, quando bem estruturado, ajuda a chegar a um patamar diferenciado na sua carreira, com possibilidade de se tornar referência, trabalhar no exterior e fortalecer sua marca.
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Resumindo:
O que é networking e para que serve?
O networking consiste em estabelecer uma rede de contatos para firmar parcerias, trocar experiências e conhecimentos, e prestar auxílio.
O que é networking exemplos?
Alguns exemplos que ajudam a entender o que é networking são publicar atualizações em mídias digitais, divulgar informações relevantes, criar conteúdo de valor e mais.
O que é network e como fazer?
O networking é a prática de formar uma rede de contatos. Você pode usar meios online e offline para alcançar esse objetivo.
Como fazer networking?
Algumas formas são usar as redes sociais, participar de eventos e de grupos de discussão, e manter uma frequência de contato.
Modelo de negócio B2B.
O B2B é o modelo de negócio business to business ou, na sua tradução para o português, “empresa para empresa”. Neste modelo, o cliente final é uma outra empresa, ao invés do modelo mais conhecido pela maioria dos consumidores, que é quando o cliente é pessoa física (B2C).
Em outras palavras, o B2B, ou business to business, é um negócio que vende para outro negócio. Ou seja, uma empresa que negocia e vende seus produtos ou serviços para outras empresas. Neste modelo de negociação, o cliente final é uma empresa e não uma pessoa física.
Nossa missão consiste em conectar essas pessoas (você e os seus produtos ou serviços) para outras pessoas e vice-versa.